Guia do Unicef orienta busca ativa escolar após desafios impostos pela pandemia

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

18/08/2022|

Por

O retorno às aulas presenciais após o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus trouxe grandes desafios aos municípios brasileiros. Lançado no segundo semestre de 2020, o guia Busca Ativa Escolar em crises e emergências vem sendo fonte de conhecimento e inspiração desde então.

Publicada pelo UNICEF, a metodologia é uma adaptação de uma estratégia já existente. O objetivo é envolver as escolas, gestores e professores , visando a garantia de direitos de crianças e adolescentes, de forma intersetorial.

O papel da escola no enfrentamento à exclusão escolar e às desigualdades,  recomendações para o acolhimento e o cuidado no espaço escolar, além das orientações para potencializar a Busca Ativa Escolar são alguns dos temas abordados do livro virtual.

Segundo Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil, a escola é o primeiro ator da rede de proteção a saber que a criança está fora da escola e deve agir em relação a isso.

Inspire-se na metodologia Busca Ativa Escolar

  • Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo UNICEF em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).
  • A ferramenta já está presente em mais de 3.100 municípios e em 16 estados.
  • Gratuita, a plataforma visa apoiar os municípios no combate à exclusão escolar, reunindo representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento.
  • Há também o curso autoformativo Busca Ativa Escolar na Prática, que é gratuito e tem por objetivo apoiar municípios e estados na implementação da estratégia.
  • Acesse a publicação Busca Ativa Escolar em Crises e Emergências.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.