Projetos

Com o objetivo de promover os direitos da criança e do adolescente, a educação antirracista e a erradicação do trabalho infantil no país, o projeto Criança Livre de Trabalho Infantil atua em três eixos estratégicos:

Disseminação do conhecimento

Uso da comunicação para sensibilizar a sociedade e disseminar informações relevantes sobre o tema por meio de campanhas, reportagens, colunas e materiais de apoio disponíveis no site e nas redes sociais. Também desenvolvemos projetos de formação para a rede de proteção social e participamos de eventos, seminários e debates nas modalidades presencial e a distância.

Pesquisa de campo

Implementação de metodologias de busca ativa de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em espaços públicos e privados.

Media Advocacy

Media Advocacy é uma estratégia que utiliza a comunicação para promover debates e gerar demanda social para mudanças sociais. Visa articular atores estratégicos, engajar a sociedade em torno da questão e contribuir na modelagem e implementação de políticas públicas que contribuam com o fim do trabalho infantil.

Atualmente o Criança Livre de Trabalho Infantil é membro da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) e do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FPPETI).

Projetos realizados

Campanhas

Quer ajudar de verdade?: Iniciada em 2019, a campanha ocorre no Shopping Metrô Santa Cruz, localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, com o objetivo de conscientizar lojistas e frequentadores a respeito dos malefícios do trabalho infantil. Peças de comunicação – como folders e adesivos nos elevadores e nas mesas da praça de alimentação – trazem informações sobre como ajudar de verdade as pessoas em vulnerabilidade social, por meio da denúncia e apoio a organizações da sociedade civil.

A ação faz parte de uma estratégia voltada para a prevenção e erradicação da violação no shopping, onde há grande circulação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e mendicância. Além da campanha de comunicação, é realizada a abordagem por uma equipe social do próprio shopping.

Escolha Ver: A campanha foi uma ação contra a exploração sexual de crianças e adolescentes visou sensibilizar a sociedade para o fato de que essa violação é também uma das piores formas de trabalho infantil.

Além disso, o Grito de Carnaval, ato no Anhangabaú, Centro de São Paulo, reuniu mais de mil crianças e adolescentes atendidos pelos serviços da assistência social em toda a capital, em uma programação com grande diversidade de atrações culturais preparados pelos próprios equipamentos da rede.

A campanha foi realizada em pareceria pelo Criança Livre de Trabalho Infantil, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (CMESCA).

Moda sem Trabalho Infantil: Em 2018, desenvolvemos campanhas de enfrentamento ao trabalho infantil na indústria da moda, em parceria com o Insituto C&A, hoje chamado Laudes Foundation. Na semana da em São Paulo Fashion Week (SPFW), mais importante evento de moda do Brasil, foi realizada distribuição de material informativo sobre o trabalho infantil na indústria têxtil em oito escolas públicas da capital paulista que tradicionalmente concentram oficinas de costura na cidade de São Paulo. Posteriormente, também foi realizada roda de conversa em uma das escolas, com o objetivo de aproximar a escola da rede de proteção, em especial a assistência social.

Copa sem Trabalho Infantil: Realizada entre o dia 12  de junho de 2018, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, até o fim da Copa do Mundo, a campanha distribuiu flyers e cartazes nas regiões boêmias da cidade nos dias de jogos do Brasil, visando identificar crianças em situação de trabalho infantil, sensibilizar frequentadores e comerciantes.

Cerca de 700 orientadores socioeducativos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) distribuíram os materiais nas ruas da capital entre os dias 12 de junho e 15 de julho. Além do material impresso, também circularam nas redes sociais GIFs e um vídeo, reproduzido em bares de toda a cidade e no telão da Arena Corinthians, durante partida oficial. O aplicativo de transportes Cabify participou da campanha, usando a hashtag #chegadetrabalhoinfantil para descontos, e o ilustrador Lucas Levitan fez uma arte exclusiva para a ação.

Mobilize suas Redes Contra o Trabalho Infantil: Campanha contra o trabalho infantil permanente realizada ao longo de 2017, envolvendo artistas, personalidades e a sociedade civil em um grande movimento online, que utilizou a hashtag #chegadetrabalhoinfantil.

Formação

O conselho tutelar no combate ao trabalho infantil: Em 2017, desenvolvemos o curso em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT/SP). A iniciativa conquistou o 1º lugar do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público 2017 na categoria Comunicação e Relacionamento, concorrendo com outros 1076 projetos. O curso foi ministrado em março e abril de 2017 e ganhou uma segunda edição em outubro alcançando 675 profissionais.

Chega de Trabalho Infantil no distrito do Jardim Ângela: Entre abril de 2018 e março de 2020, desenvolvemos o projeto de formação na zona sul de São Paulo, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Publicamos o Guia Passo a Passo – Erradicação do Trabalho Infantil na cidade de São Paulo, que pautou o ciclo formativo de oito encontros voltados para a rede de proteção local. A culminância do conhecimento adquirido ao longo do curso foi um seminário, realizado na organização parceira Santos Mártires, voltados para crianças e adolescentes atendidos pelos CCAs da região, assim como agentes da rede de proteção social local.

Busca ativa

Chega de Trabalho Infantil nos Shopping Centers: Em 2019, o Shopping Metrô Santa Cruz implementou a metodologia voltada para a prevenção e erradicação do trabalho infantil. Desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS) e o Criança Livre de Trabalho Infantil, a iniciativa consiste em disponibilizar uma equipe social do próprio shopping para realizar a abordagem de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos. Paralelamente, é realizada uma campanha de comunicação tendo como público-alvo consumidores e lojistas, alertando que quem quer ajudar de verdade não deve dar dinheiro nem comprar nada de crianças e adolescentes.

Entre outubro de 2019 e abril de 2020, uma metodologia semelhante foi ajustada para o contexto do Shopping Pátio Higienópolis.

Chega de Trabalho Infantil na indústria da modal de São PauloEntre agosto de 2019 a março de 2020, foi desenvolvido o projeto em parceira com o então chamado instituto C&A, hoje conhecido como Fundação Laudes. O projeto teve a duração de oito meses e se pretendeu como uma abordagem-piloto de uma adaptação do Aluno Presente para o contexto da região central de São Paulo. Foram identificadas 129 crianças e adolescentes em situação de infrequência ou evasão escolar, sendo que 78 estavam em situação de trabalho infantil.