Publicado dia 15/08/2018

Conapeti

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

15/08/2018|

Por

O Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti) é um coletivo formado por adolescentes eleitos para representar os brasileiros dessa faixa etária nas discussões e na luta contra o trabalho infantil no país.

A mobilização organizada da juventude foi iniciada em março de 2016, com a criação do Comitê Estadual de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Ceará (Ceapeti-CE).  

A iniciativa foi idealizada por um adolescente local em diálogo com o Ministério Público do Trabalho no estado. E se tornou realidade no I Encontro de Estadual de Adolescentes e Jovens pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Ecapeti), através do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), em parceria com os órgãos e entidades da rede de proteção.

Criação do Conapeti

O projeto foi ampliado ao nível nacional em setembro de 2017, com a realização do I Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Enapeti), em Fortaleza. Na ocasião, foram eleitos os primeiros representantes do Conapeti. Outros comitês locais passaram a ser formados pelo país, num processo apoiado pelo Peteca, pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APMDCE) e outras entidades.   

Jovens do Conapeti participam de reunião no Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Os comitês nascem dos encontros de adolescentes nos municípios, nas regiões e nos estados. São elaboradas propostas de ações nesses eventos, além de sugestões de projetos, programas e políticas públicas de prevenção e combate ao trabalho infantil. Ao final de cada reunião, são eleitos dois representantes (um rapaz e uma garota), que passam a representar os grupos nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas relacionadas aos direitos da criança e do adolescente. O Conapeti tem representantes de 26 estados.

Os integrantes do comitê nacional participam de reuniões, debates, videoconferências, eventos, campanhas, oficinas e seminários com foco no tema, em especial na prevenção na e erradicação do trabalho infantil e em outras violação de direitos.

Acompanhe o blog do Conapeti

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.