07/12/2016|
Por Lidi Ferreira
O Fundo das Nações Unidas para a Infância entregou o Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016 para 500 municípios brasileiros que melhoraram seus indicadores e mobilizaram a sociedade em prol dos direitos da infância e da adolescência.
Os municípios que receberam o Selo são das regiões brasileiras do Semiárido e da Amazônia Legal, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.
O certificado é um reconhecimento internacional desenvolvido a partir do diagnóstico dos dados levantados pelo UNICEF nos municípios cadastrados. Com acesso a essas informações, as cidades têm condições de rever suas políticas e repensar estratégias para alcançar metas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio , principalmente aquelas voltadas às crianças e aos adolescentes.
Nesta edição, 1.700 municípios se inscreveram, sendo que foram contemplados 192 da Amazônia Legal, nos Estados de Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; e 308 do semiárido, em cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Todos eles assumiram o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação de suas crianças e seus adolescentes e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas. Já o UNICEF promove a capacitação dos gestores e técnicos municipais, e avalia e monitora os resultados obtidos. Assim, os municípios que conseguem melhorar as condições de vida de suas crianças e adolescentes recebem o Selo.
A primeira experiência do Selo UNICEF ocorreu no Ceará, em 1999, onde foram realizadas três edições estaduais. Em 2005, o Selo foi ampliado para todo o Semiárido e, em 2009, para a Amazônia Legal Brasileira.
Nesta edição, o Ceará foi o Estado com o maior número de municípios contemplados com o prêmio. Ao todo foram 82 municípios.
Confira a lista dos municípios cearenses contemplados com o Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016