12/04/2017|
Por Redação
Um bebê de três meses foi levado às pressas para o hospital com hipotermia após gravar uma cena de parto à beira de um rio para a novela “A Força do Querer”, da Globo. De acordo com a imprensa, a gravação ocorreu na última quinta-feira (6). A exposição ao frio fez com que a criança tivesse que ser internada após a cena.
O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) alerta que a participação de uma criança em uma novela configura trabalho infantil artístico (leia reportagem) e exige autorização do Judiciário para que ocorra. A legislação proíbe o trabalho antes dos 16 anos de idade. A partir dos 14, é permitida apenas a aprendizagem.
Para o Fórum, expor uma criança a uma situação de risco à integridade física é gravíssimo e exige a responsabilização de todos os envolvidos na situação, como a empresa e os responsáveis pela criança.
O jornalista Leo Dias, do jornal carioca O Dia, informou em sua coluna que “a TV Globo, ao saber do caso, decidiu imediatamente punir os profissionais envolvidos na cena”. Ainda de acordo com o colunista, três profissionais foram afastados por 30 dias, sem direito a remuneração financeira: um gerente de produção, um produtor e o diretor da cena, Davi Lacerda.
O Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil não conseguiu contato com a emissora.