publicado dia 27/01/2017
Quais os fundamentos da educação em direitos humanos? Baixe livro e participe do debate!
De 09/01/2017 até 09/02/2017
publicado dia 27/01/2017
De 09/01/2017 até 09/02/2017
27/01/2017|
“É possível afirmar que desde 1948 a temática dos direitos humanos tem adentrado na agenda mundial, por diferentes caminhos. Por outro lado, há duas décadas mais intensamente, a temática é reconhecida tanto nos países desenvolvidos quanto nos economicamente atrasados (ou em desenvolvimento), à medida que os direitos humanos se inserem nas pautas dos meios de comunicação de massa, nos discursos políticos, nas lutas dos movimentos sociais, nos princípios das políticas sociais e nos temas de estudos e pesquisas.”
O parágrafo acima, de autoria das assistentes sociais Fran Pini (diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire) e Ana Lívia Adriano (professora na Faculdade Mauá e na PUC/SP), disponível no livro “Educação, Participação Política e Direitos Humanos”, reforça a importância de estudar e debater os assuntos de maneira interligada.
Clique aqui para fazer o download gratuito do livro Educação, Participação Política e Direitos Humanos, organizado por Fran Pini e Célio Vanderlei Moraes, publicado em 2011 pela Ed,L (Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire).
“Para que possamos discutir os percursos teóricos e éticos ligados a esta temática, é necessário pontuarmos qual a concepção de direitos humanos, de homem e de sociedade que fundamente as nossas defesas”, afirmam as autoras.
Com base nesta proposta, o Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo acontece no próximo dia 9 de fevereiro, das 18h às 21h30, no auditório da Defensoria Pública de SP. As inscrições são gratuitas. (Clique aqui para participar do evento).
A iniciativa do Comitê Estadual dos Direitos Humanos de São Paulo, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), da Escola da Defensoria Pública do Estado (Edepe) e da Ouvidoria da Defensoria Pública de São Paulo abordará as condições históricas vivenciadas pelo Brasil no âmbito educacional.
Entre os palestrantes, estão Margarida Genevois, socióloga e integrante do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e Moacir Gadotti, presidente de Honra do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.
No mesmo dia, será apresentada a proposta metodológica de construção do documento base do novo Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos para São Paulo. Participe!
Confira a programação completa:
18h – Credenciamento
18h30 – Acolhida com o Grupo Perifatividade
18h50 – Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, CONDEPE, Ouvidoria da Defensoria Pública, EDEPE, Ministério Público, Secretaria Estadual da Segurança Pública e Secretaria Estadual da Educação
19h35 – Margarida Genevois – “Histórico da Educação em Direitos Humanos”
20h10 – Moacir Gadotti – “Educação em Direitos Humanos: um contraponto à intolerância”
21h – Diálogos com os participantes e encaminhamentos
21h30 – Encerramento
Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo
De 09/01/2017 às 18:00 até 09/02/2017 às 21:30
Rua Boa Vista, 200 - Centro, São Paulo (SP) - Auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Inscrições pelo link: http://bit.ly/2jRSTvk