Município de Itapevi (SP) reduz a evasão escolar em quase 50%

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01/08/2022|

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Secretaria Municipal de Educação de Itapevi realiza trabalho intersetorial, aderindo ao programa “Melhoria da Educação”

Com a pandemia e o agravamento das desigualdades, o combate à exclusão escolar e a efetivação da garantia de direitos de crianças e adolescentes se intensificaram, desde julho de 2020, na  Secretaria Municipal de Educação de Itapevi  – município localizado no interior do estado de São Paulo.

A cidade já promovia ações contra a evasão dos estudantes quando aderiu ao programa “Melhoria da Educação”, realizado pelo Itaú Social em parceria com outras instituições, entre elas, a Associação Cidade Escola Aprendiz.

Como resultado, mesmo com a pandemia, Itapevi reduziu a evasão em 48%. Em 2020, foram cadastrados pelo programa 246 estudantes em risco de evadir ou já evadidos. No ano seguinte, o número caiu para 118.

Como a metodologia é aplicada

  • As reuniões iniciais apresentam os principais conceitos do programa (como intersetorialidade e proteção integral) para a população. Nesse momento, também são mapeadas as escolas e regiões com mais casos de exclusão.
  • É formado um comitê gestor composto por representantes de diversas secretarias –  Educação, Saúde, Cultura, Segurança, Esporte, Assistência e Desenvolvimento Social, Diretoria Estadual de Ensino – e da Vara da Infância. O comitê é responsável pela criação de um plano de trabalho conjunto, que visa identificar os estudantes evadidos ou infrequentes e garantir a eles condições de retorno e permanência na escola.
  • A Secretaria de Educação encaminha para os Diretores Escolares a lista de estudantes evadidos, para que possam iniciar o processo de identificação das famílias e compreensão de suas respectivas demandas.
  • O processo de identificação envolve contato telefônico, por WhatsApp, e-mail e redes sociais, além de visitas presenciais às famílias. O território de moradia dessas famílias também é mobilizado por meio de cartazes e informações passadas por carro de som, rádio e televisão.
  • Os diretores de ensino relatam à Secretaria de Educação os casos de estudante s que foram rematriculados, os não localizados e o que dependem de outras ações para que possam voltar a estudar.
  • Inicia-se um processo de acompanhamento mais próximo dos que foram rematriculados, a fim de garantir que permaneçam estudando. Para os casos que demandam outros esforços fica a cargo do comitê gestor intersetorial promover as ações necessárias para a garantia dos direitos.Saiba mais detalhes sobre a metodologia no site Melhoria da Educação.

A importância da intersetorialidade

Leonilda Rodrigues Simoni, supervisora de ensino da Secretaria de Itapevi, considera  importante a existência de programas como este, por não se tratar de uma questão que compete apenas à pasta da Educação. “Agora, as outras Secretarias têm uma visão geral do município e podem atuar em conjunto por todos os direitos das crianças, adolescentes e suas famílias”, afirma.

Ainda de acordo com Leonilda, a Assistência Social, em especial, consegue verificar por meio do Cadastro Único onde as famílias estão recebendo os benefícios, o que tem nos ajudado muito. “Vejo também que as demais Secretarias percebem a importância de perguntar para as famílias que os acessam se os filhos frequentam a escola e assim vamos construindo uma visibilidade em rede dessas crianças no município”, afirma.

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