Centro de Referência para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua é inaugurado em São Paulo

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

23/11/2022|

Por

Na terça (23), o Sefras (Serviço Franciscano de Solidariedade) e a Prefeitura de São Paulo inauguraram o Centro de Referência para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, na região da Luz, no centro de São Paulo. O objetivo do novo serviço de portas abertas é realizar cerca de 50 atendimentos diários, das 8h às 21h, sete dias por semana.

O espaço de convivência visa a construção de vínculos com crianças e adolescentes que estimule a compreensão dos caminhos que as levaram para a rua e fomente a construção de soluções que superem esta situação.

Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos, participou da inauguração, ressaltando a importância do trabalho intersetorial, envolvendo Poder Público e sociedade civil.

“Costumávamos dizer que lugar de criança não é na rua. Quando dizemos isso, não estamos falando da rua onde brincávamos quando criança. A criança que vem para a Praça da Sé vem em um lugar de dor e sofrimento. É importante que os meninos e as meninas saibam que podem passar por aqui e encontrar brincadeira, amigos e amor. A partir disso, reconstruiremos pontes e laços para que os meninos e as meninas não precisem mais sair correndo para cá. Podem ficar na rua, mas pulando amarelinha”, disse.

Crédito: Bruna Ribeiro

Serviço inédito

Previsto no projeto de Lei n.º 0253/2021 – que presume a implantação da Política Municipal para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, o serviço é inédito na cidade de São Paulo e vai funcionar com similaridade às ações que já ocorrem na rede pública em conformidade com o Sistema de Garantia de Direitos.

De acordo com dados da ONG Visão Mundial, mais de 70 mil crianças e adolescentes vivem em situação de rua no Brasil, com 51% desse total tendo seus direitos violados todos os dias. Afunilando esses dados, o Censo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo e divulgado no último mês de agosto, aponta que, nos últimos 15 anos, o número de crianças e adolescentes nas ruas passou de 1.842 (em 2007) para 3.759 (em 2022) – sendo 71,6% autodeclarados pretos ou pardos. Ou seja, todos os dias, quase 4 mil crianças e adolescentes estão expostos a diferentes tipos de violência na capital paulista.

Para Frei Marx, diretor-secretário do Sefras, a partir deste pano de fundo, esse Centro de Referência chega como resposta à uma demanda que pulsa em nosso dia a dia. “O que mais ouvimos é que as crianças são o futuro da nossa nação, então nosso objetivo é investir no cuidado infantil e na sua reinserção social de forma qualificada, o que entendemos ser um dos passos mais importantes quando o objetivo é gerar oportunidades que minimizem o cenário de pobreza. Sabemos que lançar esse serviço é uma gota na imensidão que é o mar das vulnerabilidades, mas também estamos cientes de que precisamos começar micro para atingir o macro”, completa.

Crédito: Bruna Ribeiro

Como funciona

Segundo o Sefras, o ‘Centro de Referência para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua’ vai desenvolver o mapeamento do perfil de seus atendidos (incluindo suas demandas e vínculos com o território de origem) e a articulação com os Fóruns Regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente para reflexão sobre as realidades locais, além de promover rodas de conversa sobre a temática que envolve crianças e adolescentes em situação de rua.

Em relação aos serviços, serão oferecidos acolhida e escuta, atendimento individual (ou em pequenos grupos) e cuidados básicos (banho, alimentação e descanso), além de atividades socioeducativas em conformidade com a faixa etária. “As famílias de origem dessas crianças e adolescentes também serão atendidas, com o intuito de fortalecer e recuperar vínculos afetivos e familiares”, informa a instituição.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.