Criança Livre de Trabalho Infantil integra guia nacional para cobertura jornalística sobre trabalho infantil

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

13/05/2022|

Por

O Criança Livre de Trabalho Infantil foi citado na publicação “Trabalho Infantil: Guia para a Cobertura Jornalística”, produzida pela ANDI – Comunicação e Direitos, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O lançamento ocorreu no dia 10 de maio e a publicação está disponível para download neste link. 

O projeto é uma das fontes citadas em uma lista de contatos das 40 principais entidades públicas e organizações nacionais que atuam no combate ao trabalho infantil no país. A publicação também disponibiliza um acervo com mais de 30 documentos de referência para consulta e download gratuito. O objetivo dessa iniciativa é apoiar profissionais que atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Segundo a ANDI, para desconstruir os mitos do trabalho infantil, mostrar a face cruel e desigual da violação, bem como atentar para fatores de maior risco, como questões de raça e gênero, é preciso envolver gestores (as) públicos (as), a sociedade civil organizada e também a imprensa, agente estratégico no agendamento do debate público e nos atos do governo e tomadores de decisão.

“Para contribuir com o trabalho dos (as) profissionais de imprensa, em 2007 a ANDI (então Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançaram a primeira versão deste guia para jornalistas. Assim, como naquela época, ambas as instituições, agora com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), lançam esta versão atualizada, inspirada no Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, em 2021″, diz a ANDI.

“Trata-se de um convite para que profissionais das redações de todo o país contribuam, de forma mais efetiva e sistemática, para a promoção do debate sobre o combate ao trabalho infantil junto à sociedade e ao poder público”, completa a instituição.

Veja como foi o lançamento:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.