06/06/2023|
Por Laura Mello
Instituído em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, convoca a sociedade para uma mobilização contra o trabalho precoce de crianças e adolescentes. Nas semanas do dia 05 ao dia 16 de junho, o Criança Livre de Trabalho Infantil participa de eventos e lança campanhas colaborativas junto aos parceiros realizadores.
Confira a programação:
Campanhas
“Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil” I Campanha Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI)
Para 2023, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil apresenta a campanha nacional com o mote “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”. A ação propõe um chamado à erradicação do trabalho infantil e à proteção integral de crianças e adolescentes por meio de seus Fóruns regionais.
O Fórum Paulista, do qual a Cidade Escola Aprendiz é membro-titular representada pelo Criança Livre, articulou o Metrô, a CPTM e 11 municípios do Estado de São Paulo para difundirem a campanha em seus canais e redes. Confira as peças no site do FNPETI.
Campanha Ocupação das Redes l Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
A fim de levar a mensagem de enfrentamento ao trabalho infantil promovida pela Campanha do FNPETI a um público pouco sensibilizado ao tema, o Criança Livre promoverá ocupação das redes sociais por meio de artistas e influenciadores. Vestidas com a camiseta da campanha, as celebridades farão postagens sobre trabalho infantil e suas formas de prevenção e enfrentamento em seus canais de Facebook, Instagram e Twitter. Acompanhe nas redes sociais do Criança Livre de Trabalho Infantil (Facebook, Instagram e Twitter).
Campanha Acredite em Cada Criança e Adolescente I CMETI
Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a campanha “Acredite em Cada Criança e Adolescente” estimula a sociedade a não financiar o trabalho infantil, indicando que a melhor forma de apoiar aquelas e aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade social é solicitando atendimento social. A Cidade Escola Aprendiz, por meio do Criança Livre, participou ativamente da elaboração da campanha e apoiará em sua divulgação.
Eventos
Dia 12.06 – Seminário Proteja o Futuro I Construindo uma São Paulo sem Trabalho Infantil
No próprio Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, das 8h30 às 17h30, no Auditório do CRC-SP, o projeto Chega de Trabalho Infantil nos Shoppings Centers, representado pela gestora Mauricélia Martins, irá compor o diálogo sobre o Programa Cidade Protetora. O programa é uma iniciativa da prefeitura para o enfrentamento ao trabalho infantil em espaços privados de uso coletivo inspirada no projeto Chega de Trabalho Infantil nos Shoppings Centers. Inscrições até 07/06 pelo link: bit.ly/seminario-proteja-o-futuro
Dia 14.06 – Seminário Escolarização e Intersetorialidade no Enfrentamento ao Trabalho Infantil I Campinas
Em Campinas, o Comitê PETI convida a dialogar sobre o conceito de combate ao trabalho infantil e sua relação com evasão escolar a partir dos dados atuais e seus impactos no desenvolvimento da infância e juventude no seminário “Escolarização e Intersetorialidade no Enfrentamento ao Trabalho Infantil”. O evento acontecerá no auditório da Universidade Paulista – UNIP, das 08:30 às 12h.
O Seminário contará com a participação de Roberta Tasselli, gestora da área de Comunicação para o Desenvolvimento da Cidade Escola Aprendiz e coordenadora do Criança Livre de Trabalho Infantil; da juíza Taísa Magalhães de Oliveira Santana, do Juizado Especial da Infância e Adolescência; e do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Lira. O debate se dará em torno da articulação em rede e atribuições do Ministério Público do Trabalho (MPT) no combate ao trabalho infantil, além de reflexões e a importância da intersetorialidade no enfrentamento ao trabalho infantil e evasão escolar. Uma apresentação de teatro de fantoches, realizada pela equipe do Movimento Vida Melhor, coroará o evento. Inscreva-se aqui!