publicado dia 31/03/2017

Quais são os canais imperdíveis do YouTube para a formação dos conselheiros tutelares?

por

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

31/03/2017|

Por

“Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes.” A frase de Paulo Freire (1921-1997), patrono da educação brasileira, encaixa-se perfeitamente na busca contínua de aprendizado para os atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Diariamente, com a prática, os quase 6 mil Conselhos Tutelares espalhados pelo país reúnem as experiências da profissão em realidades distintas. Mas com quem podem contar para esclarecer as dúvidas?

Durante a formação como conselheiro tutelar, o carioca Daniel Péres também sentia falta de mais bagagem para lidar com os questionamentos frequentes de um profissional que iniciava na área.

O ano era o de 2013, e Péres se inspirou no (até então) único canal existente no YouTube voltado para os conselheiros tutelares, de autoria de Luciano Betiate, para criar o Fala, Conselheiro!, parceiro da Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil na seção mensal de tira-dúvidas.

“São muitas as ansiedades e dificuldades do profissional da rede de proteção. Os canais do YouTube são imprescindíveis para compartilhar notícias e experiências. Não só dividir questões práticas, mas é preciso igualmente disseminar a teoria, pois os conselheiros tutelares carecem de formação continuada. Os municípios não oferecem capacitação”, afirma Péres. Nessa edição, ele selecionou outros cinco canais do YouTube especialmente voltados para a formação e a capacitação dos Conselhos Tutelares. Confira!

Canal do Luciano Betiate

“O canal do Luciano Betiate é de altíssima qualidade. O companheiro Luciano já está na militância há muito tempo, é um dos primeiros a empreender nessa área de formação e capacitação em nível nacional, com palestras e conteúdos gerais. Ele tem um perfil bem dinâmico de comunicação, e o canal se tornou referência para os conselheiros e todos os youtubers que abordam o tema.”

Canal da Maduca Lopes

“A companheira Maduca, escritora e conselheira tutelar por dois mandatos, também tem um canal  bem formulado, bastante organizado. Ela tem um perfil muito apaixonante, com uma fala direta, com conselhos e dicas importantes para os profissionais.”

Canal do Giovani Borges, “Pílulas do ECA”

“Este canal do YouTube cumpre a descrição do site: são pequenos vídeos voltados aos conselheiros e atores do Sistema de Garantia de Direitos. Giovani Borges é um dos mais antigos e importantes militantes dos Conselhos Tutelares no Brasil. Cada vídeo que ele lança ganha acessos imediatos. Bastante respeitado entre os profissionais, Giovani tem uma fala calma, pacífica, e elucida as dúvidas de maneira bem prática.”

Canal do Lauro Trindade, “Pensando fora da caixa”

“O canal ‘Pensando fora da caixa’, do companheiro Lauro Trindade, é diferente de todos os outros. Os temas relacionados aos conselheiros tutelares predominam, mas suas gravações são mais dinâmicas, com músicas e esquetes sobre situações do cotidiano do conselheiro. É um canal muito interessante para se assistir. Dinâmico, diferente, trazendo o teatro como ferramenta educacional.”

Canal Tutelando, do Tiago Maister

“Conheci o canal ‘Tutelando’ por meio do Luciano Betiate. Ainda são poucos os vídeos, mas a qualidade de cada um deles é excepcional. Ele aborda os assuntos de maneira pedagógica, explica artigo por artigo. É um canal muito promissor.”

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.