Documentário ‘Um Crime Entre Nós’ é lançado no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

15/05/2020|

Por

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes, celebrado em 18 de maio, será lançado o documentário Um Crime Entre Nós, produzido e idealizado pela Maria Farinha Filmes, Instituto Liberta e Instituto Alana, com direção de Adriana Yañez.

O filme traz provocações e reflexões de personalidades como a influenciadora Jout Jout, o apresentador Luciano Huck e o médico Dráuzio Varella, visando esclarecer os principais mitos sobre exploração sexual no Brasil.

Exploração sexual é o que a sociedade costuma chamar de “prostituição infantil” (expressão equivocada, já que se trata do aproveitamento de um adulto sobre uma criança ou adolescente). A exploração sexual é considerada uma das piores formas de trabalho infantil. Trata-se de um crime que ocorre quando o menino ou a menina, de 14 a 18 anos, faz sexo consentido recebendo em troca algum bem ou valor.

A prática sexual com pessoas com menos de 14 anos, envolvendo dinheiro ou não, é considerada estupro de vulnerável em relação ao “cliente” que explora a criança. Já o aliciador responde por exploração sexual. Ambos são crimes hediondos.

O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com maiores índices, segundo a The Freedom Fund. Vale ainda lembrar que o número de 500 mil crianças e adolescentes explorados ao ano é extremamente subnotificado, pois apenas 10% dos casos são comunicados às autoridades, segundo a Childhood Brasil, uma das organizações apoiadoras do filme. Mesmo assim, isso significa que em média são mais de mil casos por dia.

Em tempos de isolamento social, o risco aumenta ainda mais, de acordo com relatos de profissionais da rede de proteção. Confira reportagem especial sobre o tema neste link.

A estreia de Um Crime Entre Nós no Brasil conta com o apoio das principais instituições que atuam na proteção dos direitos da infância no Brasil, entre elas Childhood Brasil, Cedeca Bahia, Oficina de Imagens, Plan International Brasil, Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, ECPAT Brasil e IACAS.

Serviço:

Pré-estreia online Um Crime Entre Nós: 11h na folha.com.br
Debate online após a exibição com participação de Luciana Temer, Amanda Cristina Ferreira, Adriana Yañez, Pedro Hartung e Eliane Trindade.
Exibição de Um Crime Entre Nós no canal GNT: 00h
Plataformas para assistir ao filme a partir do dia 19: GNT Play e Videocamp.
Plataformas para assistir ao filme a partir de junho: GNT Play, Videocamp, Canal Brasil e Philos.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.