Shopping Piracicaba: Projeto Bora pro Trampo cria banco de talentos social para contratação de moradores da comunidade do entorno

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

18/08/2022|

Por

No dia 6 de agosto, a comunidade do entorno do Shopping Piracicaba, no interior de São Paulo (SP), se reuniu com os profissionais do próprio shopping na Casa do Hip Hop para o lançamento do projeto piloto Bora pro Trampo – Programa de Aceleração Profissional, que visa criar um banco de talentos social e conectar jovens e adultos da comunidade a possíveis vagas de trabalho no centro comercial.

Além de uma palestra com o coach Nildo Marinho, iniciou-se o cadastro dos interessados no banco de talentos. Também foi anunciada uma parceria com instituição qualificadora direcionada para o primeiro emprego, com foco nos jovens que querem se inserir no mercado de trabalho.

O shopping Piracicaba faz parte da rede brMalls, que já realiza projetos voltados para a área social, inclusive para o enfrentamento ao trabalho infantil, como no Shopping Metrô Santa Cruz, que implementa desde 2018 a metodologia Chega de Trabalho Infantil nos Shoppings Centers, desenvolvida em uma parceria entre o shopping, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS) e o Criança Livre de Trabalho Infantil. Saiba mais sobre a metodologia neste link.

A promoção da qualificação profissional de jovens e da Lei do Aprendiz é de extrema importância para o enfrentamento ao trabalho infantil, que tem relação direta com a exclusão escolar, visando conciliar a educação e o trabalho, de forma protegida.

Conversamos com Zilaide Silva, Gerente Gente e Gestão brMalls a respeito do novo projeto. Confira trechos da entrevista:

Crédito: Divulgação

Como surgiu a ideia do projeto?

A brMalls já desenvolve diversas iniciativas voltadas para a Responsabilidade Social e ESG (governança ambiental, social e corporativa). No entanto, sentimos a necessidade de nos conectarmos mais intensamente com as comunidades dos entornos dos nossos empreendimentos de forma corporativa.

Nossos shopping atuam frequentemente com campanhas, como doações de alimentos, agasalhos, brinquedos, entre muitas outras. Nosso papel, agora, é ter um movimento perene e institucional também neste sentido.

Para isso, fizemos estudos e pesquisas para identificarmos a nossa vocação. Unimos o propósito da companhia com a matriz de materialidade que desenvolvemos, além de selecionarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que mais se enquadravam com o nosso negócio.

Dessa forma, chegamos no tripé de empreendedorismo, empregabilidade e educação. Optamos por iniciar o nosso piloto utilizando o nosso DNA de conexão para acelerar o encontro de pessoas moradoras das comunidades dos entornos dos shoppings com as vagas disponíveis em nosso ecossistema.

Como funciona o projeto na prática?

Com o Bora pro Trampo – Programa de Aceleração Profissional, queremos construir um modelo ideal para replicarmos em todos os nossos empreendimentos no futuro. Unimos os nossos esforços e dos nossos stakeholders para montar um modelo a quatro mãos que atenda às necessidades e gere benefícios para todos.

A ideia é impactar as comunidades positivamente, conectando talentos que residem nas comunidades dos entornos dos shoppings com as vagas de empregos disponíveis em nosso ecossistema, sejam elas internas, de lojistas e/ou terceiros.

Sabemos, baseado em pesquisas, que muitas pessoas nem sequer têm conhecimento sobre as vagas formais de trabalho. O que faremos é garantir esse acesso e conhecimento, aumentando as possibilidades de “match” entre os empregadores e os candidatos.

Para isso, estamos montando banco de talentos social, além de uma parceria com instituição qualificadora direcionada para o primeiro emprego, com foco nos jovens que querem se inserir no mercado de trabalho. O shopping entrará com a infraestrutura e a instituição qualificadora parceira com todo o conteúdo de educação.

Qual é o objetivo?

O objetivo é aumentar o nível de empregabilidade das comunidades dos entornos dos nossos shoppings, conectando quem precisa de uma oportunidade com as vagas disponíveis em nosso ecossistema, e, desta forma ressignificar os nossos ativos e contribuir com um país melhor.

Quais instituições e profissionais foram mobilizados?

Todo o time do shopping, incluindo superintendente, time de marketing e operações, além do nosso time corporativo de gente e gestão da brMalls e os parceiros locais. Em Piracicaba, nosso principal parceiro é a Casa do Hip Hop, que atua há 20 anos em causas sociais na cidade.

Quais são as expectativas de resultado?

Neste momento nossa expectativa é gerar um modelo adequado de conexão entre os envolvidos e garantir que as vagas do shopping sejam preenchidas com as pessoas do banco de talentos social, além de formar 20 jovens para o mercado de trabalho ainda este ano.

Crédito: Divulgação

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.