Orientador socioeducativo Pelas ruas das cidades, há muitas crianças trabalhando. Elas vendem balas, flores e panos de prato. As pessoas passam com pressa, dão uma moeda, mas há profissionais que se dedicam a se aproximar dessas crianças, na missão de estabelecer vínculo com elas e – quem sabe – ajudá-las a deixar o trabalho infantil.
Juiz do Trabalho Nas palavras de João Batista Martins César, ex-procurador do Trabalho e atual desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), a Justiça do Trabalho atua como um “amortecedor social dos conflitos entre capital (empregadores) e trabalho (empregados)”.
Educador social O educador social trabalha em atenção, defesa e proteção às pessoas em situação de risco, como adolescentes em conflito com a lei, procurando assegurar seus direitos, além de desenvolver atividades culturais, esportivas, escolares, laborativas, recreativas e ressocializadoras.
Psicólogo O psicólogo atua com escuta. O profissional deve entender as questões do indivíduo para trabalhar na melhoria do caso. No atendimento de vítimas de trabalho infantil é preciso cautela e muitas vezes o uso de ferramentas lúdicas para compreender os sinais que retratam a realidade da criança.
Agente comunitário de saúde O trabalho dos agente comunitário de saúde é fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). A a figura do profissional aparece com o objetivo de levar maior qualidade de vida e apoio às comunidades, levantando dados e acompanhando a condição de saúde das famílias.
Defensor público É um direito fundamental de todo cidadão brasileiro contar com assistência jurídica gratuita. O defensor público é um profissional graduado em Direito, que ingressa nos diversos núcleos da Defensoria por meio de concurso. A instituição é autônoma e não está ligada a nenhum poder Executivo ou Legislativo.
Terapeuta ocupacional Promover a independência. Essa é a missão do terapeuta ocupacional, um profissional de curso superior que acompanha pessoas com dificuldades em realizar atividades do cotidiano, como trabalho, estudo e lazer. Para crianças em vulnerabilidade social, essa terapia é essencial.
Auditor fiscal do trabalho O auditor fiscal do trabalho atua no Ministério do Trabalho e tem a função de garantir o cumprimento da legislação trabalhista em muitas áreas, como verificar se as empresas concedem férias. São também os auditores fiscais do trabalho que fiscalizam o trabalho infantil e escravo.
Assistente social No Brasil, o Serviço Social surgiu no final da década de 1930, mas a profissão foi oficializada alguns anos depois, em 1957. Desde então, o assistente social atua no fortalecimento e apoio de indivíduos, famílias e comunidades no enfrentamento das questões sociais, como o trabalho infantil.
Conselheiro tutelar Com atribuições previstas no artigo 136 do ECA, o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis. A partir do atendimento, o profissional aplica medidas de proteção.
Procurador do trabalho O Ministério Público do Trabalho atua por meio da cobrança de políticas públicas e no cumprimento de cota legal de aprendizes pelas empresas. Pode promover ações civis públicas no âmbito da Justiça do Trabalho, para defesa de interesses coletivos, recorrendo às decisões quando necessário.