Ação realiza roda de conversas com professores a respeito do trabalho infantil na cadeia da moda

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

23/11/2018|

Por

Conscientizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil é um desafio cultural. Ainda há aqueles que defendem a tese de que crianças e adolescentes têm a obrigação de ajudar no sustento da casa. Por isso a plataforma Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil realizou, no dia 22,  uma roda de conversa com educadores da Escola Municipal Infante Dom Henrique, localizada no bairro do Canindé, região central da cidade. 

A ação foi em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, com o objetivo de sensibilizar os professores sobre o tema, refletir sobre as principais dificuldades enfrentadas em sala de aula e apontar caminhos para a resolução desses conflitos, por meio dos serviços da assistência social.

A escola está localizada em um típico polo de pequenas oficinas de costura. O trabalho infantil na indústria da moda é uma das piores formas de trabalho infantil, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Na Infante Dom Henrique, quase 25% dos alunos são imigrantes, 90% vindos da Bolívia. Os demais são provenientes do Paraguai, Venezuela,  entre outros países. O trabalho infantil também atinge os estudantes brasileiros  da EMEF, mas em outros setores, como o tráfico de drogas e o trabalho infantil doméstico – ambos na lista das 93 piore formas de trabalho precoce.

Para o coordenador pedagógico Carlos Eduardo Fernandes Junior, a escola só consegue dar conta de todas as violações de direitos sofridas pelos alunos, com apoio do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, como a assistência social e os agentes de saúde.

Precisamos conhecer a fundo a comunidade escolar e agir de forma intersetorial para garantir a aprendizagem”, observa.

Também presente na roda de conversa, Milena Marques Micossi, assistente técnica na Diretoria Regional de Ensino (DRE) da Penha, concordou com o coordenador. “Uma criança com 40 graus de febre consegue prestar atenção na aula ou brincar naturalmente? Não. O mesmo acontece quando o aluno enfrenta problemas maiores. Precisamos garantir uma estrutura de direitos para depois chegar à aprendizagem. Isso é humanização“, disse.

Para a professora Marcela Antônio do Carmo, os momentos de formação são importantes, pois muitas vezes os educadores ficam muito preocupados em cumprir o currículo a ser ensinado em sala de aula e deixam de observar as outras questões da vida dos alunos.

“Se a criança não se alimenta direito, não brinca, não descansa e não tem sono adequado, ela não vai aprender. Muitas vezes ficamos muito preocupados com o conteúdo e deixamos de olhar para o integral. Essas conversas são importantes para nos lembrar disso e também para termos informações sobre a rede de proteção e como proceder em cada caso.”

Material de divulgação

Além da roda de conversa, a plataforma distribuiu um material com os endereços e telefones dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) existentes naquela região da cidade, além de informações sobre o que é o trabalho infantil, quais são as consequências e como proteger as crianças.

O Brasil tem 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando, a grande maioria nas regiões urbanas (Pnad Contínua, 2016). Entre 2007 e 2017, 40.849 meninos e meninas sofreram acidentes de trabalho, sendo 24.654 de forma grave, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.