Criança Livre de Trabalho Infantil realiza live sobre a importância da educação antirracista no enfrentamento ao trabalho infantil doméstico

WhatsappG+TwitterFacebookCurtir

13/12/2021|

Por

No dia 10 de dezembro, o projeto Criança Livre de Trabalho Infantil promoveu uma live no seu canal no YouTube e página do Facebook para debater a importância da educação antirracista no enfrentamento ao trabalho infantil.

Com mediação de Clélia Rosa, pedagoga e especialista em Educação Antirracista, o evento teve como convidada Claziane Pereira de Lima, Diretora da Emef Dr. Abrão Huck e membro do Movimento Sol da Paz de Heliópolis.

+ Saiba também como foi o debate sobre as raízes históricas do trabalho infantil doméstico no Brasil
+ Confira o debate sobre o impacto da pandemia no trabalho infantil doméstico e na exclusão escolar

A live também contou com a participação de Bruna Ribeiro, jornalista e gestora do Criança Livre. O debate faz parte da campanha Meninas Livres de Trabalho Infantil Doméstico, promovida em parceria com o MPT.

A iniciativa propõe uma reflexão a respeito do recorte racial e de gênero da violação. Os dados apontam que desde o pós-abolição, as mulheres e meninas negras continuaram na condição de trabalhadoras domésticas e são a maioria até hoje, no Brasil.

Dados

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNADC) de 2019,  havia 1,8 milhão pessoas de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil. O levantamento também mostrou que 66,1% dessa população é negra.

Quando realizado em residências em geral, de acordo com dados de 2016 do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), o tipo de atividade passa a ser doméstica e realizada por meninas em 94% dos casos, sendo 73,4% negras.

Reflexão

Durante a conversa, Claziane contou inspiradoras histórias reais do chão da escola. Saiba como foi:

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.